Agronegócio

COP 27 – Gigantes do agro apresentam plano para proteção ambiental na Conferência do Clima da ONU

By Novembro 16, 2022 No Comments

Catorze das maiores empresas de agronegócio do mundo apresentaram na Conferência do Clima da ONU, a COP-27, no Egito, um plano para reduzir as emissões decorrentes de mudança do uso da terra em suas operações, o que inclui a eliminação do desmatamento de suas cadeias direta e indiretamente até 2025. Na COP passada, na Escócia, essas empresas haviam se comprometido a traçar esse caminho para os setores de óleo de palma, soja e pecuária, protegendo também os sistemas alimentares globais e os meios de subsistência dos produtores.

Batizado de Roadmap, o roteiro divulgado no Egito é encabeçado pelas seguintes empresas: ADM, Amaggi, Bunge, Cargill, COFCO International, Golden Agri-Resources, JBS, Louis Dreyfus Company, Marfrig, Musim Mas, Olam International, Olam Food Ingredients (OFI), Viterra e Wilmar International. De acordo com o relatório do IPCC, o painel climático da ONU, 23% das emissões de gases de efeito estufa estão ligadas a mudanças no uso do solo e atividades agropecuárias. A derrubada de florestas para dar lugar à pecuária impulsiona esse processo.

O roteiro propõe ações que se concentrem em áreas onde terão o maior impacto e descreve como as signatárias vão colaborar com outros atores, em especial governos, integrantes da cadeia de suprimentos e instituições financeiras. Isso inclui fortalecer políticas e incentivo a agricultores e pecuaristas para proteger recursos naturais. Conforme a JBS, a empresa assumiu, em março de 2021, o compromisso de se tornar “net zero” até 2040, ou seja, de zerar o balanço líquido de emissões de gases estufa.

 

Fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/

 

 

Leave a Reply